technology-2608148_1920 800pxjpeg

Produção de Vídeos e suas Dificuldades

Você acha que é fácil produzir seus próprios vídeos?

Resposta: NEM UM POUCO!

Eu sou professor de oratória há mais de 20 anos e confesso que falar em público não é uma dificuldade que tenho, mas recentemente comecei a pensar em produzir meus próprios vídeos, e adivinha? Enfrentei um monte de dificuldades!

Você quer saber algumas, vamos lá:

  1. Qual equipamento utilizar;
  2. Onde realizar as Filmagens;
  3. Microfone, qual modelo?
  4. Fundo Croma Key ou não?
  5. Tempo de Gravação ideal;
  6. Edição do Vídeo;
  7. Qual o programa ideal para edição;
  8. Como operar o programa;
  9. Postura ideal ao gravar Vídeo (de pé, sentado, se movimentando);
  10. Roupa ideal;
  11. Roteiro;
  12. Iluminação;
  13. Como lidar com o medo, o desconforto.

Creio que agora você já pode ter uma pequena ideia do quão é difícil produzir um Vídeo! Mas eu gostaria de compartilhar com você algumas dicas das quais no decorrer de muitas pesquisas e estudos eu reuni.

Algumas delas: Primeiramente lembre desta frase: “o bom é melhor do que o perfeito”.

Como assim professor Samuel? Simples, se você ficar tentando alcançar o “perfeito” na produção de seus vídeos, o que certamente irá acontecer é que você nunca irá produzir nada!

Produzir um Vídeo é de fato algo que você deverá ter muitos cuidados, mas na minha opinião, as dificuldades que irão surgir, não poderão servir de fator “congelante” em sua produção, opte por vencer esse desafio e avance, passo-a-passo!

Pesquise por exemplo, no Youtube, dê uma boa olhada nos vídeos de pessoas como você e eu que começaram com vídeos de muito pouca qualidade, mas, não deixe de notar o principal: o que estava sendo falado, era de interesse de quem estava ouvindo? Esta pessoa sabe o que está falando?  

Isso é o mais importante de tudo! Se você quer produzir seus vídeos e não sabe por onde começar, pergunte a si mesmo: “O que eu sei que outras pessoas gostariam de saber?” Em outras palavras, quais conhecimentos você reuniu no decorrer de sua vida, que certamente poderão ser muito úteis para outras pessoas?

photography

Eu gosto bastante de pesquisar assuntos que me interessam e gosto mais ainda de aprender com erros dos outros…aliás, isso é muito bom, não é mesmo?!

Eu tentei alcançar o melhor resultado na produção dos meus primeiros vídeos, investi em muitos equipamentos para isso, e ainda assim, sei que ainda faltaria muito para eu ter os equipamentos ideais, pois essa é outra realidade: É TUDO MUITO CARO!

Se você for pensar em adquirir tudo o que há de melhor para somente então você passar a produzir seus vídeos, prepare o seu bolso!

Mas, não se desespere!

A Notícia boa é: Você poderá fazer seus vídeos com uma qualidade incrível com alguns itens dos quais você certamente já possui, por exemplo seu celular!

Após algumas pesquisas, notei que os celulares Smartfones atuais, possuem em sua maioria mais qualidade em se tratando de gravação de vídeos do que muitas filmadoras semi-profissionais de alguns anos atrás! Pesquise mais sobre esse assunto e você irá se surpreender! (ao final deste post deixarei alguns links preciosos, não deixe de visitá-los)

Eu não quero que este post, (que na verdade é o meu primeiro post também), se estenda demais a ponto de desencorajá-lo, mas o meu principal objetivo aqui, é ajudá-lo no propósito de você se encorajar e produzir os seus vídeos, e para isso deixei a parte mais importante para o final: alguns links que certamente irão facilitar a sua vida nessa nova empreitada!

Antes de citar os links, prometo que nos próximos posts, irei deixar mais algumas dicas e impressões acerca desse precioso assunto, enquanto isso, você poderá dar uma espiadinha nos meus primeiros vídeos produzidos: clique aqui e veja

Só não se esqueça, que a exemplo do que eu comentei neste post, os meus vídeos têm muito a melhorar e eu sei disso, mas eu seria mais uma pessoa a ficar “eternamente” tentando produzir o “perfeito” e NUNCA obviamente alcançar, pois a cada vídeo que você produzir, você irá melhorar, você vai ver!

Vamos aos links preciosos:

sambatech

videohero

E então, você está animado? Compartilhe comigo suas dificuldades, medos, e porque não suas conquistas, estarei torcendo por você! 

Obrigado por você me visitar, inscreva-se  e deixe seus comentários, serão muito bem vindos!

SUCESSO!

Samuel Lamas

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *